quinta-feira, 22 de maio de 2025

Somos todos únicos – 2.º Ano reflete sobre o bullying

 A turma do 2.º ano participou numa sessão na Biblioteca Escolar, onde se abordou o tema do bullying a partir da leitura da história "Orelhas de Borboleta". Seguiu-se um momento de diálogo e reflexão sobre a importância da autoestima, da aceitação e do respeito pelas diferenças.

Depois, para consolidar a mensagem, os alunos participaram num jogo em grupo: tiraram à sorte o nome de um colega e escreveram um pequeno texto descritivo, destacando as qualidades físicas e psicológicas que tornam essa pessoa especial e única. Cada texto foi depois lido em voz alta e a turma tentou adivinhar de quem se tratava.

Foi uma atividade cheia de empatia, carinho e partilha, que ajudou a fortalecer os laços dentro do grupo.

segunda-feira, 12 de maio de 2025

Sustentabilidade

A sala do 4 ano veio, até à Biblioteca, conhecer um pouco mais sobre um tema muito importante: SUSTENTABILIDADE

O MAR

Adorámos!


Tantas curiosidades...
APRENDEMOS Tanto!

OBRIGADA!






sexta-feira, 9 de maio de 2025

"Teatro do Elétrico"

No dia 8 de maio, a Escola EB de Vale Judeu recebeu a visita da companhia "Teatro Elétrico" que apresentou a peça "A Extraordinária Memória de Elefante", um espetáculo envolvente e sensível que chegou diretamente às salas de aula, transformando cada uma delas num pequeno palco de emoções e imaginação. 

A peça, que aborda o tema da memória, captou a atenção dos mais pequenos através de uma encenação criativa.

"Vamos todos chatear o Camões!"

A Biblioteca Escolar acolheu uma sessão dinamizada por cinco alunas do 11.º ano, do Colégio de Vilamoura, dirigida às turmas do 3.º e 4.º ano, no âmbito do projeto "Vamos todos chatear o Camões!", uma proposta do Colégio de Vilamoura à Rede de Bibliotecas do concelho de Loulé, no âmbito das comemorações dos 500 anos do nascimento de Camões.  

Com entusiasmo, as alunas apresentaram aos mais pequenos um retrato acessível e envolvente da vida e obra de Luís de Camões, um dos maiores nomes da literatura portuguesa. Seguiu-se uma atividade prática e divertida: o preenchimento de um texto com lacunas, que permitiu consolidar os conhecimentos de forma lúdica.

Foi um excelente momento de aprendizagem colaborativa, onde se promoveu o gosto pela literatura, o trabalho entre ciclos de ensino e o desenvolvimento de competências comunicativas. Uma forma original e eficaz de "chatear Camões" com muito respeito... e boa disposição!