Mostrar mensagens com a etiqueta Articulação Curricular. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Articulação Curricular. Mostrar todas as mensagens

sábado, 27 de janeiro de 2018

A Ovelhinha Preta

Trabalhámos a Ovelhinha Preta com os alunos do 1º ano da professora Suzi Pires. Após as atividades de pré-leitura e leitura, os alunos tiveram oportunidade de visionar um vídeo mostrando o ciclo da lã, desde a tosquia até à venda dos produtos no mercado. Escusado será  dizer, que para a maioria dos alunos, foi tudo uma surpresa. Mas ficaram maravilhados!
Seguidamente, cada aluno criou uma ovelhinha, à medida da sua imaginação.
O resultado foi este.






sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Metas Curriculares - Trinta por uma linha

Com os alunos do 3º ano trabalhámos a obra Trinta por uma Linha, de António Torrado. A partir de frases de algumas histórias lidas e exploradas, os alunos produziram histórias aos quadradinhos, dando continuidade à história original ou modificando o seu final. Foi, deveras, uma diversão!






Metas Curriculares - Mistérios

Com os alunos do 4º ano, explorámos e refletimos sobre alguns poemas da obra de Maria Alberta Menéres, Mistérios. Inspirados nas temáticas, de uma forma espontânea, os alunos produziram quadras e poemas surpreendentes!







segunda-feira, 23 de novembro de 2015

O elefante cor-de-rosa encanta alunos do 2.º ano



A turma do 2.º ano esteve na BE a trabalhar a obra O elefante cor-de -osa de Luísa Dacosta. 
A história desenrola-se em torno de um pequeno elefante cor-de-rosa e do "mundo amável" em que ele vivia, juntamente com outros elefantes cor-de-rosa. Era um mundo de paz e de alegria, onde não havia sofrimento. Depois da morte inesperada deste seu mundo, o elefante vê-se obrigado a partir e acaba por ir viver para a imaginação de uma criança, no planeta terra! Uma história de sonho e fantasia que aborda valores tão importantes como a amizade, a solidariedade e a entreajuda.
Depois da leitura, os alunos desenharam elefantes utilizando as suas próprias mãos e ajudaram o elefante cor-de-rosa a encontrar o planeta terra, num labirinto muito difícil de desvendar .
Na sala de aula, foi feito um guião de leitura da obra.


terça-feira, 12 de março de 2013

Encontro de autor com a Escritora Luísa Ducla Soares



        No passado dia 6 de março recebemos na nossa biblioteca, a visita da simpática e talentosa escritora, Luísa Ducla Soares. Foi uma manhã de festa, de convívio e de partilha. Os escritores, os livros, a leitura, a escrita e as expressões artísticas foram valorizados(as, como tanto merecem! Particularmente, a nossa querida escritora, Luísa Ducla Soares, cuja vasta obra (128 livros), faz parte do universo literário de todos nós, especialmente das nossas crianças e jovens. 
       Esta visita foi organizada com muito carinho, o que permitiu aos professores e alunos prepararem alguns trabalhos sobre a obra desta escritora, os quais foram sendo apresentados ao longo das sessões. Do mesmo modo, a escritora brindou as crianças com leituras e explicações sobre os seus escritos, convidou-as a dramatizarem a história, "O Coelhinho Afonso" e respondeu, animadamente, às questões por elas colocadas. 

       Foi, sem dúvida, uma manhã maravilhosa, que ficará na memória e no coração de todos nós.  Obrigada Luísa!!!!!!    

      O nosso agradecimento também, ao Grupo Leya,  mais especificamente, à Texto Editora por nos ter ajudado a realizar o sonho de ter na nossa BE, a nossa querida escritora, Luísa Ducla Soares e ainda à direção do agrupamento, professores, alunos, pais e encarregados de educação, que de uma forma, ou de outra, contribuiram para o sucesso desta atividade.       
 
Obrigada a Todos !!!!!!!


quinta-feira, 7 de março de 2013

História "O Fantasma Ernesto"

Os nossos amigos, alunos e professores da Educação Especial, da EB de Boliqueime  fizeram esta bonita história que aqui partilhamos.

Muito obrigada e parabéns!

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Sarau de Leitura.wmv

A sala do 4º. ano veio até à Biblioteca numa partilha de Leituras que a todos agradou...

De uma forma espontânea e livre os nossos alunos partilham com os colegas as suas leitura. Deste modo têm oportunidade de se divertirem ao mesmo tempo que, a atividade, contribui para o seu desenvolvimento ganhando gosto pela Leitura...
                                             

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Valorizando o Património Oral na nossa BE



Na continuidade da comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, subordinado ao slogan: « Bibliotecas Escolares, uma chave para o passado, presente  futuro» vamos ter, no próximo dia 6 de novembro, na nossa BE, a visita da D. Leonor Joaquim, um dos elementos dos Grupo "As Moças Nagragadas", para partilhar a sua enorme sabedoria ao nível  da literatura oral popular tradicional.

Vai ser muito divertido!

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

5 outubro

As nossas sugestões de leitura...


Comemora-se a 5 de outubro a Implantação da República em Portugal. A proclamação da República constituiu um momento importante da história nacional, tendo marcado profundamente a sociedade, as instituições e a cultura em Portugal, mas sobretudo a forma de relacionamento do Estado com os seus cidadãos, permitindo afirmar, em novas condições, os valores da dignidade da pessoa humana, da liberdade, da igualdade e da justiça.

Sítios de interesse sobre a temática:

http://www.sitiodosmiudos.pt/Parlamento/




Jogos e atividades sobre a República

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Uma Aventura na Terra dos Direitos



No âmbito da comemoração do Dia da Criança os alunos da turma L ouviram a história "Uma Aventura na Terra dos Direitos", da escritora Paula Guimarães e exploraram as informações disponíveis no site Júnior, relativamente a esta temática.

terça-feira, 15 de maio de 2012



Na sequência da Semana da Leitura a Betty, mãe da Miriam veio à nossa sala, no jardim-de-infância de Vale Judeu, contar esta linda história que ela imaginou!

Como não tinha livro tivemos o desafio de recontar e ilustrar a história. 

Aqui fica o "nosso livro" com a história do Flávio e o Coração de Diamante. 


Ed. Paula Valente

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Escrita Criativa


Os alunos da turma K, do 3º e 4º ano, da EB1/JI de Vale Judeu depois da visita do escritor João Manuel Ribeiro responderam ao convite deste autor e experimentaram brincar com as rimas, a partir do ponto de partida, eu tenho...

Parabéns! as vossas quadras ficaram muito bem e até tiveram direito à sua publicação neste livro virtual, divirtam-se a lê-lo!</

sexta-feira, 20 de abril de 2012

PESQUISA - ANIMAIS EM EXTINÇÃO

Os alunos do 3º. ano vieram até à Biblioteca! 
Como introdução à matéria dos animais, em Estudo do Meio, e também em resposta ao projeto «Eco-Escolas», os alunos vieram pesquisar sobre algumas espécies em extinção.
Quando tocou para a saída ouviu-se um grande:
 - Ohhh, já?!!!