Mostrar mensagens com a etiqueta Atividade com a comunidade educativa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Atividade com a comunidade educativa. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Semana dos Afetos


A Semana dos Afetos de 4 a 14 de fevereiro foi um verdadeiro turbilhão.

Desde os meninos do Pré-Escolar até aos meninos do 4.º ano, todos puderam manifestar a sua amizade, o seu carinho, a sua simpatia e o seu amor através da forma mais tradicional e, ainda assim, a mais bonita,
 a Carta!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Semana dos Afetos na BE!

Já podes colocar a tua carta


«A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.
bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Para além de continuar celebrando casamentos, ele casou-se secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens enviavam-lhe flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele apaixonou-se pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “Seu Valentim”.
Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan(deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.
Outra versão diz que no século XVIIingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o The Valentine's Day. E na Idade Média dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta do(a) amado(a).
Atualmente, o dia é principalmente associado à troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.»
Fonte: Wikipédia


terça-feira, 15 de maio de 2012



Na sequência da Semana da Leitura a Betty, mãe da Miriam veio à nossa sala, no jardim-de-infância de Vale Judeu, contar esta linda história que ela imaginou!

Como não tinha livro tivemos o desafio de recontar e ilustrar a história. 

Aqui fica o "nosso livro" com a história do Flávio e o Coração de Diamante. 


Ed. Paula Valente

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A Semana dos Afetos na BE de Vale - Judeu foi fenomenal.

O espírito vivido foi contagiante e conseguiu juntar todas as salas, todos os professores, todos os funcionários e, claro, todos os alunos.

Este pequeno vídeo retrata algumas das emoções vividas num trabalho que foi realmente em articulação!