Mostrar mensagens com a etiqueta Literacia da Informação. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Literacia da Informação. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

2.ºAno faz pesquisa de informação


No âmbito da leitura da obra A girafa que comia estrelas de José Eduardo Agualusa, a turma do 2.º Ano esteve na BE a fazer pesquisa de informação. A turma foi dividida em grupos e cada grupo pesquisou sobre um tema diferente: a savana; a girafa; a galinha-do-mato; as estrelas.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Pesquisa de Informação

Depois de lerem a obra "Girafa que comia estrelas" de José Eduardo Agualusa, os alunos do 2º ano fizeram pesquisas sobre as girafas. Aprenderam bastante sobre as suas características, habitat, alimentação, reprodução e muitas curiosidades. Sabiam que as girafas só dormem cerca de 2 a 3 horas por dia?

quarta-feira, 24 de abril de 2013

25 de abril

Revolução dos Cravos

Em véspera de comemorar mais um 25 de abril, a sala do 2.º ano veio até à Biblioteca pesquisar alguns livros sobre o tema. 


Sob a orientação do professor Joaquim Viegas os alunos saíram mais esclarecidos e elucidados sobre uma época que, por vezes, é apenas um feriado...



Se estiveres interessado procura mais informações nos links abaixo indicados.

Boas Leituras!


segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Dia Mundial da Internet Segura 2013


Dia da INTERNET SEGURA


O Dia da Internet Segura, que todos os anos acontece em fevereiro, será assinalado no próximo dia 5 (3ª feira), embora as atividades correspondentes se possam estender ao longo de duas semanas – 4 a 16 de fevereiro 2013.
A organização internacional que promove este dia, o Insafe, escolheu como tema para 2013 a questão dos direitos e responsabilidades de quem navega pela internet e, como lema, a expressão, traduzida para português:
 
 "Liga-te, mas com respeitinho...".

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Sarau de Leitura.wmv

A sala do 4º. ano veio até à Biblioteca numa partilha de Leituras que a todos agradou...

De uma forma espontânea e livre os nossos alunos partilham com os colegas as suas leitura. Deste modo têm oportunidade de se divertirem ao mesmo tempo que, a atividade, contribui para o seu desenvolvimento ganhando gosto pela Leitura...
                                             

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Dia 23 outubro na BE!

Sara Monteiro


«Nasceu em Lisboa, formou-se em Educação pela Arte e vive actualmente entre Lisboa e Lagos. Publicou o primeiro livro, as Meninas de La Mancha, em 1990, com o qual recebeu o prémio Inasset-Inapa do Centro Nacional de Cultura. Em 2007 recebeu o prémio Maria Rosa Colaço por Cartas de Uma Mãe à Sua Filha.»
Entre alguns títulos publicados para a infância e juventude, contam-se O Príncipe Perfeito, A Princesa Que Queria ser Rei.»


Encontram-se disponíveis na nossa Biblioteca: Dona Miquelina , o seu Filho e a Professora; Leo, o gato e o passarinho.








sexta-feira, 20 de abril de 2012

PESQUISA - ANIMAIS EM EXTINÇÃO

Os alunos do 3º. ano vieram até à Biblioteca! 
Como introdução à matéria dos animais, em Estudo do Meio, e também em resposta ao projeto «Eco-Escolas», os alunos vieram pesquisar sobre algumas espécies em extinção.
Quando tocou para a saída ouviu-se um grande:
 - Ohhh, já?!!!


quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A Semana dos Afetos na BE de Vale - Judeu foi fenomenal.

O espírito vivido foi contagiante e conseguiu juntar todas as salas, todos os professores, todos os funcionários e, claro, todos os alunos.

Este pequeno vídeo retrata algumas das emoções vividas num trabalho que foi realmente em articulação! 
                            

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012





         No dia de São Valentim e como estamos na Semana dos Afetos, a turma do 3º/4º L apresentou, para todas as turmas da escola de Vale Judeu, uma peça de teatro.
Esta peça teve como inspiração a linda história de Guido Visconti, “O espantalho enamorado”. Esta história fala-nos sobre o amor, a amizade e a solidariedade.
Trocámos as voltas à nossa habitual “contadora de histórias”, a professora Carita, e contámos-lhe a história – reconto. Transformámos esta história numa peça de teatro, colocámos mãos à obra e começámos a ensaiar.
No dia da apresentação estávamos nervosos, mas com uma enorme alegria por irmos fazer a nossa apresentação. Esta dramatização foi o nosso presente de amizade para todos eles.
Prof. Maria Abreu

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Para os pais - as crianças e a Internet

Este ano, o Dia da Internet Segura comemora-se no dia 07 de fevereiro.

O tema em 2012 é Aproximar Gerações através do Slogan "Vamos descobrir o mundo digital juntos ...em segurança!

Associando-se a esta comemoração, a BE  convida a comunidade educativa a vir visualisar com os seus educandos, alguns filmes de sensibilização para a correta utilização da Internet.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O dia 23 de janeiro, Dia Mundial da Liberdade, trouxe-nos a sala do 1º. ano a ouvir a história: «Liberdade», de Isabel Sá Lopes.
Viva a nossa Liberdade!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Poesias de Natal

A turma L, do 3º/4º ano da EB1/JI de Vale Judeu inspirou-se e lançou mãos à obra, criando o livro de poesias que aqui partilhamos. Começou por fazer uma chuva de palavras associadas ao Natal, a partir da qual brincou com as ideias e com as rimas. Depois de corrigidas, as quadras foram escritas no computador e ilustradas pelos alunos e o resultado final foi este.

Parabéns meus Amigos da BE! assim é que é! a escrever, a aprender e a chamar a atenção para o verdadeiro Espírito do Natal.

Um Feliz Natal para todos e também para vossa querida professora Maria Abreu.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Formação de Utilizadores


No dia 19 de setembro de 2011, a Professora Bibliotecária Ana Maria esteve na nossa escola e explicou a todos os alunos as regras de funcionamento de uma Biblioteca Escolar. Vimos um PowerPoint que tinha muitas informações importantes sobre as principais regras a cumprir.
Foi uma atividade muito interessante, pois ficámos a saber sobre a importância de uma Biblioteca Escolar e a forma como devemos utilizá-la. Foi muito bom.


Vídeo sobre a Formação de Utilizadores


AS NOSSAS FOTOGRAFIAS...