Mostrar mensagens com a etiqueta Literacias. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Literacias. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 24 de abril de 2013

25 de abril

Revolução dos Cravos

Em véspera de comemorar mais um 25 de abril, a sala do 2.º ano veio até à Biblioteca pesquisar alguns livros sobre o tema. 


Sob a orientação do professor Joaquim Viegas os alunos saíram mais esclarecidos e elucidados sobre uma época que, por vezes, é apenas um feriado...



Se estiveres interessado procura mais informações nos links abaixo indicados.

Boas Leituras!


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Semana dos Afetos


A Semana dos Afetos de 4 a 14 de fevereiro foi um verdadeiro turbilhão.

Desde os meninos do Pré-Escolar até aos meninos do 4.º ano, todos puderam manifestar a sua amizade, o seu carinho, a sua simpatia e o seu amor através da forma mais tradicional e, ainda assim, a mais bonita,
 a Carta!

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Sarau de Leitura.wmv

A sala do 4º. ano veio até à Biblioteca numa partilha de Leituras que a todos agradou...

De uma forma espontânea e livre os nossos alunos partilham com os colegas as suas leitura. Deste modo têm oportunidade de se divertirem ao mesmo tempo que, a atividade, contribui para o seu desenvolvimento ganhando gosto pela Leitura...
                                             

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Voluntariado da Leitura


O projeto "Voluntários de Leitura" criado pelo CITI (Universidade Nova de Lisboa) e coordenado por Isabel Alçada, destina-se a potenciar o desenvolvimento de uma rede nacional de voluntariado na àrea da promoção da leitura. O projeto conta com a colaboração da Rede de Bibliotecas Escolares na captação e enquadramento de voluntários nas escolas.

Está hoje demonstrado que a mediação de voluntários no contacto de crianças e jovens com livros, suscita o prazer de ler, desenvolve a literacia e contribui para elevar os resultados da aprendizagem. Os voluntários de leitura são pessoas que disponibilizam generosamente algum do seu tempo para estes objetivos. Tornar-se voluntário de leitura é uma forma de envolvimento cívico que ajuda ao desenvolvimento educativo e cultural das novas gerações.

As bibliotecas escolares são um lugar privilegiado para o desenvolvimento de iniciativas de voluntariado de leitura em parceria com as crianças e os jovens, de modo a ajudá-los a ler mais e melhor. O projeto conta, por isso, com a sua colaboração na captação e enquadramento dos voluntários. Se estiver interessado poderá inscrever-se no sítio oficial do projeto.

Participe e inscreva-se como Voluntário da Leitura!

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Pedro Seromenho

Dia 13 de dezembro teremos mais uma ilustre visita. Desta vez trata-se de Pedro Seromenho escritor e ilustrador.



Biografia do Autor

«Pedro Seromenho Rocha, de nacionalidade portuguesa, nasceu em 1975, na cidade de Salisbúria (Harare), República do Zimbabué. Com apenas dois anos de idade fixou-se em Tavira e mais tarde em Braga, onde reside atualmente.
Embora se tenha formado em Economia, desde muito cedo demonstrou excecionais apetências pelo universo da escrita e da pintura, colaborando em inúmeras publicações e exposições como escritor e ilustrador.»




Neste catálogo podes consultar quais os livros que estarão disponíveis para compra. 



Poderás adquirir um exemplar autografado!


Se quiseres saber mais sobre o escritor visita o seu Blog.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Halloween


Durante a semana destacámos, na nossa BE, alguns livros acerca do Halloween. Imediatamente lançámos o desafio: «Histórias com direito a Face Painting!»
Esta atividade, com o objetivo de promover e incentivar para a leitura, teve bastante adesão! Todos quiseram requisitar livros e ainda ganhámos lindas bruxinhas... 


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Dia 23 outubro na BE!

Sara Monteiro


«Nasceu em Lisboa, formou-se em Educação pela Arte e vive actualmente entre Lisboa e Lagos. Publicou o primeiro livro, as Meninas de La Mancha, em 1990, com o qual recebeu o prémio Inasset-Inapa do Centro Nacional de Cultura. Em 2007 recebeu o prémio Maria Rosa Colaço por Cartas de Uma Mãe à Sua Filha.»
Entre alguns títulos publicados para a infância e juventude, contam-se O Príncipe Perfeito, A Princesa Que Queria ser Rei.»


Encontram-se disponíveis na nossa Biblioteca: Dona Miquelina , o seu Filho e a Professora; Leo, o gato e o passarinho.








terça-feira, 15 de maio de 2012



Na sequência da Semana da Leitura a Betty, mãe da Miriam veio à nossa sala, no jardim-de-infância de Vale Judeu, contar esta linda história que ela imaginou!

Como não tinha livro tivemos o desafio de recontar e ilustrar a história. 

Aqui fica o "nosso livro" com a história do Flávio e o Coração de Diamante. 


Ed. Paula Valente

segunda-feira, 7 de maio de 2012

        DIA DA MÃE

Que dia tão especial...

Para assinalar este dia, durante a semana, regámos de muito amor os corações dos nossos meninos.



Esperamos que, no dia 6, este amor tenha chegado e regado as flores mais belas...

         Feliz Dia da Mãe!



História "A Fada Palavrinha"

Para imaginar e voar...
aqui vai uma sugestão de leitura!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

PESQUISA - ANIMAIS EM EXTINÇÃO

Os alunos do 3º. ano vieram até à Biblioteca! 
Como introdução à matéria dos animais, em Estudo do Meio, e também em resposta ao projeto «Eco-Escolas», os alunos vieram pesquisar sobre algumas espécies em extinção.
Quando tocou para a saída ouviu-se um grande:
 - Ohhh, já?!!!


terça-feira, 28 de fevereiro de 2012





         No dia de São Valentim e como estamos na Semana dos Afetos, a turma do 3º/4º L apresentou, para todas as turmas da escola de Vale Judeu, uma peça de teatro.
Esta peça teve como inspiração a linda história de Guido Visconti, “O espantalho enamorado”. Esta história fala-nos sobre o amor, a amizade e a solidariedade.
Trocámos as voltas à nossa habitual “contadora de histórias”, a professora Carita, e contámos-lhe a história – reconto. Transformámos esta história numa peça de teatro, colocámos mãos à obra e começámos a ensaiar.
No dia da apresentação estávamos nervosos, mas com uma enorme alegria por irmos fazer a nossa apresentação. Esta dramatização foi o nosso presente de amizade para todos eles.
Prof. Maria Abreu

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O dia 23 de janeiro, Dia Mundial da Liberdade, trouxe-nos a sala do 1º. ano a ouvir a história: «Liberdade», de Isabel Sá Lopes.
Viva a nossa Liberdade!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Poesias de Natal

A turma L, do 3º/4º ano da EB1/JI de Vale Judeu inspirou-se e lançou mãos à obra, criando o livro de poesias que aqui partilhamos. Começou por fazer uma chuva de palavras associadas ao Natal, a partir da qual brincou com as ideias e com as rimas. Depois de corrigidas, as quadras foram escritas no computador e ilustradas pelos alunos e o resultado final foi este.

Parabéns meus Amigos da BE! assim é que é! a escrever, a aprender e a chamar a atenção para o verdadeiro Espírito do Natal.

Um Feliz Natal para todos e também para vossa querida professora Maria Abreu.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Uma Aventura na BE...

No dia 12 de Outubro a turma do 3º e 4º K da EB1 de Vale Judeu deslocou-se à escola sede do agrupamento. Visitaram a biblioteca de Boliqueime e ficaram deliciados com a história contada pela professora Ana Maria Palma. No final da história a professora lançou um grande desafio: a produção de um livro de histórias baseado numa aventura desenvolvida na biblioteca. Gostaram muito da visita e ficaram muito entusiasmados com tudo o que viram. No dia seguinte, extremamente motivados começaram a produzir os seus textos dando início à construção do livro.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Novo Acordo Ortográfico

Este guia é gratuito e foi colocado online pela Priberam. O seu objetivo é "explicar numa linguagem simples o que muda na escrita do português europeu e como se aplica o Acordo Ortográfico". Sendo em formato digital, é acessível a quem começa a aplicá-lo, sejam alunos, professores, pais, empresas".
O guia em formato PDF pode ser acedido AQUI.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Aprender a brincar...

Fica aqui o convite aos professores e alunos para a exploração da nova versão do Manual Digital para o 1º ano Língua Portuguesa, resultante do projecto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT) em articulação com a Universidade do Minho, no sítio http://www.manualdigital.pt/DemoPor2011/

Dentro de cada um dos seus espaços, vão ver-se envolvidos numa história, onde o processo de aprendizagem será acompanhado por personagens que aliciam a sua imaginação e experiências que quebram a rotina e o espectável.
Na Cozinha da Pimpinela, na Estufa do Mestre Espiga e na Oficina do Engenhocas são disponibilizadas actividades de iniciação à leitura e à escrita baseadas numa metodologia que considera a estimulação da consciência fonológica e a subsequente introdução às unidades do código alfabético.

Na Biblioteca do Gigante são proporcionados momentos de leitura e de audição de leitura de histórias, que suscitam a curiosidade e imaginação das crianças, favorecendo uma exploração e interacção reflexiva.

Na Feira Popular as crianças terão acesso a um conjunto de jogos que as auxiliarão na maturação de capacidades cognitivas essenciais para a aprendizagem da leitura.São desenvolvidos aspectos como a memória visual, a discriminação auditiva, a organização espacial, a seriação, a classificação, a consciência da palavra, a consciência silábica, o raciocínio lógico, o estabelecimento de relações e de previsões (construção de padrões) e o conhecimento lexical.


Aproveitem para brincar, aprendendo...

Atreve-te e participa no Pequeno Grande C!

O Pequeno Grande © é um projeto promovido em parceria pela AGECOP – Associação para a Gestão da Cópia Privada e a Fundação Calouste Gulbenkian, dirigido às escolas do 1º e do 2º ciclos do Ensino Básico, onde se leva a concurso um livro de autor, a realizar por jovens entre os 6 e os 12 anos de idade, no âmbito de uma turma escolar.Procura-se premiar sobretudo a singularidade e a originalidade expressas numa criação coletiva pelos jovens autores. O livro de autor, ao qual desde logo chamamos OBRA, constitui um objeto único a concurso mas testa três atividades criativas distintas: a construção do livro propriamente dito, a criação de uma narrativa e a respetiva ilustração.