No dia 30 de abril, os alunos do pré-escolar assistiram na BE ao espetáculo "Onde se escondem os monstros?", apresentado pelo Teatro do Elétrico.
Biblioteca Escolar da EB1/JI de Vale Judeu do Agrupamento de Escolas Engº Duarte Pacheco
quinta-feira, 30 de abril de 2026
Espetáculo para o pré-escolar
terça-feira, 28 de abril de 2026
Dia da Mãe
Para assinalar o Dia da Mãe, Carita Martins dinamizou uma atividade com a leitura da história “A VIDA SECRETA das Mães”. Os alunos do 1º ano ouviram a história e conversaram sobre a importância das mães no dia a dia.
sexta-feira, 24 de abril de 2026
Fase de escola do Concurso "Palco de Leituras"
A professora bibliotecária assinalou a participação dos alunos do 4º ano na fase de escola do Concurso "Palco de Leituras" com a entrega de certificados.
Nesta atividade, os alunos apresentaram um livro escolhido por si e realizaram a leitura de um excerto da obra, demonstrando não só o gosto pela leitura, mas também a sua capacidade de expressão oral e interpretação.
A professora bibliotecária agradece a colaboração da professora Sara Antunes e felicita a aluna Alice Jesus pela passagem à fase final, bem como todos os restantes participantes pelo seu envolvimento e dedicação.
Retratos à Picasso
A professora bibliotecária realizou duas atividades com as turmas do 1º e 2º ano a partir do livro “Chamo-me… Picasso”. Os alunos conheceram o artista e algumas características da sua obra, criando depois autorretratos inspirados no seu estilo.
O 25 de Abril com o 1.º ano
No âmbito das comemorações do 25 de Abril, a Carita Martins dinamizou uma atividade com os alunos do 1.º ano.
Através de uma abordagem adequada à idade, os alunos ouviram uma história e participaram em momentos de diálogo e partilha, explorando o significado da liberdade e dos valores associados à "Revolução dos Cravos."
Após a exploração do significado desta data, os alunos realizaram cartões com cravos, expressando de forma criativa a ideia de liberdade.
sexta-feira, 17 de abril de 2026
Dia do Beijo celebrado com "Os Melhores Beijinhos"
No âmbito do Dia do Beijo, a assistente da Biblioteca Escolar, Carita Martins, dinamizou uma atividade a partir da história "Os Melhores Beijinhos".
Durante a sessão, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir a história e refletir sobre a importância dos gestos de carinho no nosso dia a dia. A atividade foi acompanhada por momentos de conversa e expressão de ideias, incentivando a participação e a criatividade.
Esta iniciativa procurou não só promover o gosto pela leitura, mas também valorizar as emoções, os afetos e as relações interpessoais.






