quinta-feira, 18 de junho de 2026

"O menino que gritou para dentro"

A Professora Bibliotecária realizou uma atividade com a turma do 1.º ano a partir da história "O menino que gritou para dentro", uma obra que convida os mais pequenos a refletirem sobre as emoções e a importância de as reconhecer e expressar.

Após a leitura e exploração da história, os alunos participaram numa conversa sobre os sentimentos vividos pela personagem e partilharam as suas próprias experiências e emoções.

Para finalizar a atividade, realizaram uma proposta de expressão plástica, na qual cada criança representou um "grito" através do desenho e da cor, dando forma às emoções despertadas pela leitura. 



Rotação de Contadores na BE da Escola de Vale Judeu

 No âmbito da Rotação de Contadores, uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho de Loulé, A  Professora Isabel Diogo dinamizou uma atividade com a turma do 3.º ano a partir da leitura da história "Ana Grande", uma obra que aborda a temática do bullying e a importância do respeito, da empatia e da aceitação das diferenças.

Ao longo da sessão, os alunos ouviram atentamente a história e participaram numa conversa sobre as situações vividas pelas personagens, partilhando opiniões e refletindo sobre comportamentos adequados nas relações com os colegas.

Para concluir a atividade, a Professora Isabel Diogo recorreu à ferramenta digital Mentimeter, através da qual os alunos responderam a três questões de opinião relacionadas com os temas explorados na história. Esta dinâmica permitiu recolher as suas perspetivas e promover uma reflexão conjunta sobre a importância de prevenir o bullying e construir um ambiente escolar mais inclusivo e respeitador.



terça-feira, 16 de junho de 2026

"Quero ir à praia" animou a turma do 1.º ano

A Carita Martins dinamizou uma agradável "Hora do Conto" com a turma do 1.º ano, explorando a história "Quero ir à praia".

Ao longo da atividade, os alunos acompanharam com entusiasmo a narrativa, partilhando experiências e conhecimentos sobre os passeios à praia, os cuidados a ter ao sol e a importância de preservar os espaços naturais. A leitura proporcionou momentos de diálogo, imaginação e aprendizagem, promovendo o gosto pelos livros e pela leitura.

quinta-feira, 11 de junho de 2026

Hora do Conto para o pré-escolar

 No âmbito das atividades de promoção da leitura, Carita Martins realizou uma sessão de leitura da história "Perdida de Riso" com a turma do Pré-Escolar.

Através desta divertida narrativa, as crianças acompanharam as aventuras da personagem principal, participando com entusiasmo e curiosidade ao longo da atividade. A leitura foi complementada com momentos de diálogo e exploração da história, permitindo às crianças refletir sobre as emoções, a amizade e a importância do sorriso no nosso dia a dia.




terça-feira, 2 de junho de 2026

Resultados dos "Miúdos a Votos"

 


     A nível nacional, os três livros mais votados foram:

1.º Não Abras Este Livro  (13,6% dos votos)

2.º Coelho vs. Macaco (11,9% dos votos)

3.º Trincas: O Monstro dos Livros (8,7% dos votos)

segunda-feira, 1 de junho de 2026

"Ler fora da Escola"

A iniciativa Ler fora da Escola”, promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares, foi dinamizada no Jardim de Infância, envolvendo as crianças e as suas famílias, ao longo do ano letivo.

As crianças contactaram com os livros em casa, em momentos de leitura com os Encarregados de Educação, promovendo o gosto pelos livros desde cedo e o desenvolvimento de hábitos de leitura em contexto familiar.

Para registar estes momentos, a Educador Paula Valente criou um painel com fotografias que evidenciam as experiências de leitura em família, mostrando o envolvimento dos participantes.


sexta-feira, 29 de maio de 2026

“O menino que gritou para dentro”: ler, sentir e criar

A Professora Bibliotecária, em parceria com a Professora Titular de Turma, dinamizou uma atividade com os alunos do 2.º ano a partir da história O menino que gritou para dentro”, lida pelos próprios alunos da turma.

Após a leitura, realizou-se um momento de reflexão sobre as emoções e os sentimentos presentes na narrativa. A atividade terminou com uma proposta de expressão plástica — “O desenho de um grito” — em que cada aluno representou, de forma criativa, as emoções despertadas pela história.




quarta-feira, 27 de maio de 2026

Final do Concurso “Palco de Leituras” – 1.º Ciclo – Vencedores 2026

 No dia 25 de maio, realizou-se, na Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Eng.º Duarte Pacheco, a fase final do Concurso “Palco de Leituras”, uma iniciativa que promove o gosto pela leitura, a expressividade e o desenvolvimento das competências de comunicação dos nossos alunos.

Felicitamos todos os participantes pelo empenho, dedicação e entusiasmo demonstrados ao longo do concurso. Foi com grande orgulho que assistimos às excelentes prestações dos alunos do 3.º e 4.º ano.



sexta-feira, 22 de maio de 2026

Hora do Conto: “Perdida de Riso” na Biblioteca Escolar

 A Biblioteca Escolar recebeu mais uma sessão da Hora do Conto, desta vez com a leitura de “Perdida de Riso”, de Graça Breia, com ilustrações de Raquel Pinheiro. A atividade foi dinamizada pela Carita Martins, que conduziu a sessão de forma muito envolvente e próxima dos alunos do 1º ano.

A história trouxe momentos de humor, surpresa e muita imaginação, despertando o interesse e a participação das crianças ao longo da leitura. As ilustrações de Raquel Pinheiro ajudaram ainda mais a dar vida ao enredo, tornando a experiência visual e narrativa muito rica.

Foi uma atividade marcada pela boa disposição e pelo prazer de ouvir histórias, reforçando, uma vez mais, a importância do contacto regular com os livros na promoção do gosto pela leitura.





Direitos de autor na Biblioteca Escolar

 A Professora Bibliotecária dinamizou uma atividade sobre Direitos de Autor, integrada no Programa de Literacia da Informação “Informação na Palma da Mão: Bibliotecas Escolares de Loulé em Conexão”, com os alunos do 3.º ano, a partir da exploração da obra "A Árvore Generosa".

Na Biblioteca Escolar, esteve patente uma exposição de trabalhos de expressão plástica inspirados na história. Para promover a reflexão sobre o reconhecimento da autoria, os trabalhos foram inicialmente atribuídos a outros alunos da turma, o que levou os alunos a questionarem a importância dos Direitos de Autor.

Após o visionamento de recursos digitais sobre o tema, a discussão em grupo e a realização de jogos online, os alunos identificaram corretamente os verdadeiros autores dos trabalhos expostos.



quarta-feira, 20 de maio de 2026

“O Menino que Gritou para Dentro” ganhou vida na Biblioteca Escolar

No dia 20 de maio, a Biblioteca Escolar acolheu uma sessão encenada do livro "O Menino que Gritou para Dentro", dinamizada pela escritora Ana Ventura e dirigida aos alunos do pré-escolar.

Ao longo da atividade, as crianças tiveram a oportunidade de ouvir e vivenciar a história de forma envolvente e interativa, através da dramatização, da expressão corporal e do diálogo com a autora. A sessão despertou a curiosidade e a imaginação dos mais pequenos, promovendo simultaneamente o gosto pela leitura e pelas histórias.

Foi um momento de grande entusiasmo, participação e descoberta, que proporcionou às crianças uma experiência enriquecedora no espaço da Biblioteca Escolar. 



terça-feira, 19 de maio de 2026

Hora do Conto no 1.º Ano: "A Família dos Macacos"

 A Biblioteca Escolar voltou a encher-se de alegria com mais uma Hora do Conto, desta vez dedicada aos alunos do 1.º ano. A atividade, dinamizada pela Carita Martins, trouxe a divertida "A Família dos Macacos, que conquistou imediatamente a atenção e os sorrisos das crianças.

Ao longo da sessão, os alunos ouviram a história com muito entusiasmo, participando e reagindo às aventuras das personagens. Não faltaram gargalhadas, comentários espontâneos e muita curiosidade, tornando este momento de leitura ainda mais especial.

   


segunda-feira, 18 de maio de 2026

Hora do Conto no Pré-Escolar

A Biblioteca Escolar recebeu os meninos e meninas do pré-escolar para mais uma Hora do Conto, desta vez com a história O segredo do rei Curro. A sessão foi dinamizada pela Carita Martins, que prendeu a atenção dos mais pequenos do início ao fim.

Entre sorrisos e muita curiosidade, as crianças acompanharam as aventuras da história com grande entusiasmo. Foi um momento cheio de imaginação e partilha, em que os livros voltaram a mostrar como podem levar os mais pequenos a viajar sem sair do lugar. 




terça-feira, 5 de maio de 2026

Educar para a Sustentabilidade

 Os alunos do 3.º ano participaram numa atividade baseada na obra “A Árvore Generosa”, enriquecida com a visualização de vídeos da UNICEF sobre desenvolvimento sustentável e da animação “Verde”.

Após um momento de reflexão, preencheram uma ficha dedicada à proteção da natureza e terminaram com uma atividade de expressão plástica, na qual criaram árvores recorrendo a materiais reciclados.



segunda-feira, 4 de maio de 2026

Melhor leitora do 2º P

A Professora Bibliotecária distinguiu a aluna Flavia Pestana, da turma do 3º ano, com o Prémio de "Melhor Leitora", em reconhecimento do seu empenho, dedicação e entusiasmo pela leitura, ao longo do 2º período letivo.

Esta distinção pretende valorizar os hábitos de leitura e incentivar todos os alunos a descobrirem o prazer de ler, reforçando o papel da Biblioteca Escolar na promoção da leitura e do conhecimento.

 


quinta-feira, 30 de abril de 2026

Espetáculo para o pré-escolar

No dia 30 de abril, os alunos do pré-escolar assistiram na BE ao espetáculo "Onde se escondem os monstros?", apresentado pelo Teatro do Elétrico.

terça-feira, 28 de abril de 2026

Dia da Mãe

Para assinalar o Dia da Mãe, Carita Martins dinamizou uma atividade com a leitura da história “A VIDA SECRETA das Mães”. Os alunos do 1º ano ouviram a história e conversaram sobre a importância das mães no dia a dia.

sexta-feira, 24 de abril de 2026

Fase de escola do Concurso "Palco de Leituras"

 A professora bibliotecária assinalou a participação dos alunos do 4º ano na fase de escola do Concurso "Palco de Leituras" com a entrega de certificados.

Nesta atividade, os alunos apresentaram um livro escolhido por si e realizaram a leitura de um excerto da obra, demonstrando não só o gosto pela leitura, mas também a sua capacidade de expressão oral e interpretação.

A professora bibliotecária agradece a colaboração da professora Sara Antunes e felicita a aluna Alice Jesus pela passagem à fase final, bem como todos os restantes participantes pelo seu envolvimento e dedicação.



Retratos à Picasso

A professora bibliotecária realizou duas atividades com as turmas do 1º e 2º ano a partir do livro Chamo-me… PicassoOs alunos conheceram o artista e algumas características da sua obra, criando depois autorretratos inspirados no seu estilo.



O 25 de Abril com o 1.º ano

No âmbito das comemorações do 25 de Abril, a Carita Martins dinamizou uma atividade com os alunos do 1.º ano. 

Através de uma abordagem adequada à idade, os alunos ouviram uma história e participaram em momentos de diálogo e partilha, explorando o significado da liberdade e dos valores associados à "Revolução dos Cravos."

Após a exploração do significado desta data, os alunos realizaram cartões com cravos, expressando de forma criativa a ideia de liberdade.

sexta-feira, 17 de abril de 2026

Dia do Beijo celebrado com "Os Melhores Beijinhos"

 No âmbito do Dia do Beijo, a assistente da Biblioteca Escolar, Carita Martins, dinamizou uma atividade  a partir da história "Os Melhores Beijinhos".

Durante a sessão, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir a história e refletir sobre a importância dos gestos de carinho no nosso dia a dia. A atividade foi acompanhada por momentos de conversa e expressão de ideias, incentivando a participação e a criatividade.

Esta iniciativa procurou não só promover o gosto pela leitura, mas também valorizar as emoções, os afetos e as relações interpessoais.

sábado, 28 de março de 2026

Proteção Civil dinamiza ação para o 1.º Ciclo

 A Biblioteca Escolar acolheu uma ação de sensibilização da Proteção Civil, dirigida aos alunos do 1.º ciclo, decorrente  do Projeto Municipal "Educar com Riscos"

 A ação de sensibilização "Na Escola em Segurança" apresentou, de forma simples e prática, regras básicas de segurança e comportamentos a adotar em situações de emergência.

Os alunos mostraram grande interesse e participaram ativamente, tornando a ação num importante momento de aprendizagem para toda a comunidade escolar.


sexta-feira, 27 de março de 2026

Sessão de Leitura na Semana da Leitura

 No âmbito da Semana da Leitura, a Biblioteca Escolar contou com a participação da irmã da aluna Marisa do 4.º ano, que proporcionou uma sessão de leitura com a  história "Confusão no Corredor dos Enlatados", que cativou a atenção e despertou o entusiasmo da turma.

Esta iniciativa reforçou a ligação entre a escola e a comunidade escolar, promovendo o gosto pela leitura e destacando a importância do envolvimento da família na vida escolar.



Ato eleitoral dos “Miúdos a Votos”

No dia 23 de março, a Professora Bibliotecária orientou o ato eleitoral da iniciativa "Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?", que contou com a participação entusiástica dos alunos do 2.º, 3.º e 4.º anos. 

A atividade permitiu promover hábitos de leitura e reforçar o sentido de cidadania, num ambiente semelhante ao de uma eleição real. 

    

Campanha “Miúdos a Votos” do 4º VJ-D

 No âmbito da iniciativa "Miúdos a Votos", os alunos do 4º VJ-D organizaram uma campanha para defender os seus livros favoritos, destacando o humor divertido de "O Cuquedo", as aventuras de "Trincas, o Monstro dos Livros" , o dia a dia hilariante de "O Diário de um Banana 1" e a originalidade de "Não Abras Este Livro."

Esta campanha não serviu apenas para promover estas obras específicas, mas para exercitar a cidadania e o espírito crítico desde cedo, incentivando os alunos a expressarem as suas preferências e a desenvolverem o gosto pela leitura.


Miúdos a Votos: o 2.º Ano em campanha

 No âmbito da iniciativa "Miúdos a Votos", os alunos do 2.º ano organizaram uma campanha  para defender os seus livros favoritos, destacando a coragem de "O Lápis Mágico de Malala" e a diversão contagiante de "Coelho versus Macaco".

Esta campanha não serviu apenas para promover estas obras específicas, mas para exercitar a cidadania e o espírito crítico desde cedo.  



quarta-feira, 18 de março de 2026

Uma história para comemorar o Dia do Pai

 No âmbito da comemoração do Dia do Pai, a Biblioteca Escolar recebeu a turma do 1.º ano para uma sessão dinamizada pela Carita Martins, a partir do livro "Eu e o Meu Papá!", de Alison Ritchie.  

A leitura da história proporcionou momentos de ternura e identificação, levando as crianças a partilhar episódios, memórias e características que tornam os seus pais tão especiais.




terça-feira, 10 de março de 2026

Campanha "Míudos a Votos"

No âmbito da iniciativa “Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?”, um projeto que promove a leitura e a participação cívica, inspirado num verdadeiro processo eleitoral, os alunos do 3º ano trabalharam em grupo para criar cartazes de campanha sobre o livro A que sabe a Lua?, de Michael Grejniec, para convencer os colegas a votar neste livro que conta a história de vários animais que se unem para alcançar a Lua.

Esta atividade permitiu desenvolver o gosto pela leitura, o trabalho colaborativo e o espírito de participação, tal como acontece nas eleições “a sério”.


quinta-feira, 5 de março de 2026

Fase de escola do concurso "Palco de Leituras"

No dia 5 de março, realizou -se a fase de escola do concurso "Palco de Leituras", na Escola das Benfarras

Cada participante apresentou o seu livro escolhido, explicando brevemente a história e os motivos da sua seleção. Com entusiasmo e expressividade, os alunos deram vida aos textos, conquistando a atenção do júri. 

Após uma prestação empenhada de todos, foi apurado o aluno Gustavo, do 3º ano, que irá representar a escola das Benfarras na fase final do concurso, a nível do 1º ciclo do agrupamento.

Parabéns a todos os participantes!